Proteção
Dia para imunizar os pequenos
Postos de saúde realizam mutirão para vacinas crianças com mais de um e menos de cinco anos contra sarampo e poliomielite
Jô Folha -
O choro é quase inevitável quando a agulha se aproxima. Mas é também indispensável que ela adentre a pele levando a vacina para a pequena pessoa. Ocorre neste sábado (18), até às 17h, Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. O mutirão ocorre em todos os postos de saúde e também com equipes volantes atuando em Dunas, Laranjal, Pontal da Barra, Parque do Sesi e na colônia de Pelotas.
Ambiental
Nas primeiras horas, a procura foi baixa na UBS Puericultura, na João Pessoa, bairro Porto. Até as 10h, apenas quatro crianças haviam chegado com os pais para tomar dose contra a poliomielite e contra o sarampo - esta, a partir da vacina tríplice viral.
Já na UBS Navegantes, localizada na Dona Darcí Vargas, o movimento já na manhã era intenso, até mesmo com pequenas filas de espera. O que é bom, tendo em vista a baixa cobertura que Pelotas, Rio Grande do Sul e Brasil tem registrado em 2018 com relação à vacinação infantil. No local, a estimativa é que até 300 crianças com mais de um e menos que cinco anos recebam imunização até o fim do mutirão.
A assistente administrativo Aline Muller levou a filha Helena, de quatro anos, para se vacinar. Mas o objetivo, na verdade, era imunizar também o filho Arthur de onze anos, e ela mesma - a tríplice viral é recomendada para pessoas até 49 anos. "A gente tem que sempre priorizar a vacinação", disse ao Diário Popular, quando indagada sobre as tantas notícias falsas, espalhadas em redes sociais em 2018, sobre a ineficácia das vacinas.
Valentina, de um ano e nove meses, parecia desconfiada no colo da mãe, vendo outra criança tendo contato com a agulha e, consequentemente, iniciando o choro. Mas fez jus ao nome e, cheia de coragem, recebeu a injeção. "Ela tem todas as vacinas em dia. Isso é importante não só para ela, mas para a família e para a sociedade em geral", comenta a mãe, a supervisora de vendas Denise Rodrigues.
Serviço
Na cidade, os postos estarão abertos das 8h às 17h e no campo, das 8h às 16h. Os pequenos que receberam apenas a primeira dose, devem ser levados à UBS mais próxima de sua residência, com a caderneta de vacinação, para tomar a segunda. A meta municipal é vacinar cerca de 15 mil crianças da faixa etária alvo.
Postos volantes
Hidráulica - na colônia
Evento do Sinduscon - no Parque do Sesi
Pontal da Barra
Nesga - no Laranjal
Condomínios Acácias e Azaleias - Dunas
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário